Federação de Teatro do Amazonas realiza o primeiro MINILAB online

Uma mini residência online de quatro semanas com provocadores da Região Norte. 

A 14ª Mostra de Teatro do Amazonas este ano inovou e se reinventou. Uma das inovações é a proposta de uma mini residência online via Zoom. Participarão dez estudantes, pesquisadores e artistas que passarão por quatro módulos de criação e produção teatral. Os encontros serão semanais com inicio dia 5 e encerramento dia 30 de abril com uma Mostra de Espetáculo online. O MiniLab é um projeto piloto da gestão “Movimenta FETAM!”.

Nessa primeira edição o MINILAB traz a temática “Visualidades da Cena e os Espaços Imaginários”, em que convida o grupo participante a investigar imagens que se aproximam, se interligam ou se distanciam entre espaços públicos/privados/íntimos. 

Para esse mergulho investigativo, o grupo vivenciará um processo formativo em uma residência de quatro semanas com provocadores da cena da Região Norte, que a partir de linguagens artísticas (teatro, fotografia, performance, visualidades) conduzirão o grupo à construção de espaços de imaginação a serem partilhados em ambiente virtual.

Ariel Kuma, 36, professora de Ioga diz que “Uma das coisas que me deixa muito empolgada com o MINILAB da Fetam, é porque já estamos com um ano de trabalhos online. Acredito que nesse tempo muito das metodologias de ensino já foram aprimoradas pelos professores. Espero que a gente consiga fazer um trabalho de muita qualidade. Outra coisa que me alegrou foi a diversidade de participantes, de gêneros e de idades. Isso me faz sentir acolhida”.

Kleber Ferreira, 41, professor e ator, sobre suas expectativas diz: “Me inscrevi no MINILAB e estou muito empolgado. O evento tem uma coordenação incrível. Teremos provocadores muito interessantes e uma turma bastante heterogênea e com muitas particularidades. Acredito que isso irá agregar ao trabalho. Retornei aos bancos de escola da UEA e sou estudante  de licenciatura em teatro. Para mim isso é uma experiência nova. Estou muito motivado a participar do MINILAB”

Os provocadores são Marcela Bonfim (RO), Jones Barsou (AM), Pricilla Conserva (AM), Tércio Silva (AM). O projeto piloto é uma iniciativa que a gestão Movimenta FETAM pretende implantar a partir de 2021. Sob a coordenação de Francis Madson a edição deste ano terá a mediação de Viviane Palandi e a produção de Kelly Vanessa.

O MINILAB fAZ parte da programação da 14ª Mostra de Teatro do Amazonas que acontecerá de 01 de abril a 01 de maio de 2021. O evento tem o apoio cultural do Governo do Amazonas, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio do Edital Cultura Criativa, Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana. Com o intuito de fomentar a produção e gestão artístico-cultural do Estado do Amazonas, promovendo intercâmbio, oficinas, bates papos, rodas de conversas e exibição de espetáculos.

Conheça os convidados do MINILAB edição 2021

Mediadora

Viviane Palandi

Viviane Palandi, atualmente mora na cidade de Manaus. Está cursando a graduação de Teatro Licenciatura na UEA (Universidade Estadual do Amazonas). Realizou a formação de ator pela ELT (Escola Livre de Teatro em Santo André-SP, 2007 a 2010). Atua como atriz, diretora de teatro, assistente de direção, preparadora corporal, direção e preparação de atores. De seus trabalhos artísticos destaca a atuação e direção nos solos performáticos “O Quarto”, “Palavras em uma noite de fúria” e o “Búfalo”, solos apresentados em diversas cidades e festivais nacionais, colhendo prêmios de atriz, direção e estudo de pesquisa de linguagem corporal.

Provocadores

Marcela Bonfim

Marcela Bonfim, Amazonas, era outra até os 27 anos. Em SP, acreditava no discurso da meritocracia. Já em Rondônia, adquiriu uma câmera fotográfica e no lugar das ideias deu espaço a imagens de uma Amazônia afastada das mentes sudestinas, mas latentes ao lugar e às inúmeras potências desconhecidas a seu próprio corpo recém enegrecido.

Jones Barsou

Jones Barsou, Amazonas, é um homem do interior e contribui para cena cultural amapaense como ator, diretor, palhaço, artista circense, dramaturgo e, é graduado em teatro pela Universidade Federal do Amapá. Residente na cidade de Macapá/AP, onde Integra a Cia Casa Circo. Já realizou circulações regionais e nacionais em projetos como Sesc Amazônia das Artes e Palco Giratório.

Pricilla Conserva

Pricilla Conserva, Amazonas, é atriz e dramaturga, bacharela em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), licenciada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especializanda em Gestão Cultural na Universidade Senac – SP. Integrante do grupo Garagem,atua também em trabalhos de outras companhias. Tem publicados contos na revista Sirrose, no projeto Te conto em contos e o livro de dramaturgias “Jogo, ainda bem e quando: literatura de cena”.

Tércio Silva

Tércio Silva, Amazonas, é cenógrafo, diretor e produtor cultural em Manaus. É licenciado em História. Tem formação técnica em Artes Cênicas. Graduando em Produção Cultural na Universidade Belas Artes (São Paulo). É ex-presidente da Federação de Teatro do Amazonas – FETAM. Atua há 20 anos na cena teatral local em produções de eventos e montagem de espetáculos. É fundador da “Um teatro produções” e do “Buia teatro”, criador e curador do Festival Semana Altamente Recomendável à Infância, que vai para sua 3ª edição. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content