Nossa história

Nossa história

A Federação de Teatro do Amazonas é a quarta Federação de amparo político e de classe criada no Estado com ampla trajetória de lutas, avanços e realizações ao longo de quatro décadas na busca pela democratização da cultura em nosso Estado. 

A pioneira foi estabelecida nos anos de 1970 com a sigla FITAM – Federação Independente de Teatro Amador do Amazonas, com um perfil de combate ao regime de exceção, principalmente após o golpe militar de 1964, constituindo-se como uma entidade de defesa da liberdade de expressão e dos direitos civis no Brasil, àquela altura da vida política e cultural passava por um período de crise permanente. A FITAM, presidida primeiramente por Stanley Livingstone Whibbe fez parte em 1980 da criação da CONFENATA – Confederação Nacional de Teatro Amador, que em  1981 possuía vinte federações de teatro amador de Norte a Sul do Brasil. 

Em meados dos anos 80, com o processo de abertura da liberdade de expressão em voga no Brasil, os grupos de Teatro do Amazonas filiados a FITAM criaram a FETEAM – Federação de Teatro Amador do Amazonas, que teve uma curta duração. A política cultural no Brasil modificava-se rapidamente nos primeiros anos do processo da abertura brasileira, novos agentes sociais e políticos surgiam, vitalizando a cena teatral brasileira, outrora refém das circunstancias oriundas da ditadura militar que se instalou no Brasil entre os anos de 1964 e 1981.

Em junho de 1994 foi fundada em Manaus a FATA – Federação Amazonense de Teatro Amador tendo como primeiro Presidente o ator, bailarino e diretor teatral Francisco Cardoso. Em conjunto com os artistas filiados provocaram a reflexão sobre a política cultural no Amazonas e no Brasil discutindo sobre o fazer teatral no Estado do Amazonas, o processo de criação dos grupos, a formação dos atores e encenadores, além do abandono em que se encontravam os demais municípios amazonenses, sem o incentivo necessário para a consolidação de um projeto de continuidade aos grupos de teatro localizados no Interior do Amazonas.

A FETAM foi criada no ano de 1992, sendo instituída juridicamente em 1999. Foi elaborado o estatuto de classe como instituição cultural sem fins lucrativos, cuja razão social, filosófica e política é a representação profissional de artistas e técnicos em Artes cênicas no Estado do Amazonas, fazendo parte de suas atribuições a congregação de grupos teatrais e artistas independentes de Teatro, além de produtores teatrais de toda a Amazônia. Articulada, a classe teatral exigiu a reforma e ampliação dos teatros localizados em Manaus.

 A FETAM já participou de processo de discussão do Fundo Estadual de Cultura (em processo), Fundo Municipal de Cultura, Editais, Políticas Públicas estando com representação inclusive na condução dos trabalhos que visam à implantação de ações de políticas públicas no Estado do Amazonas. 

MISSÃO

Representar os interesses da categoria teatral junto aos poderes públicos constituídos; órgãos da administração cultural municipal, estadual e federais; também junto aos órgãos privados e jurisdição trabalhista e previdenciária. Fazendo valer o estatuto que rege a Instituição

VISÃO

Até o final de 2024 sermos uma Instituição inovadora e democrática comprometida com o desenvolvimento social. Para alcançarmos esse objetivo precisamos: realizar a transformação digital da FETAM e estreitar relacionamento com os federados e o público em geral, promover a capacitação e qualificação de artistas e produtores culturais para democratizar o acesso aos editais e leis de incentivo; executar ações de apoio aos artistas afetados pela pandemia; fechar convênios ou parcerias com outras instituições ou setor privado.

VALORES

• Ideais alicerçados nos basilares da democracia e transparência.

•  Respeito, acolhimento e incentivo às múltiplas identidades culturais, étnicas, raciais e de gênero para as suas participações no fazer cultural.

• Democratização e promoção do conhecimento e da gestão cultural.

Atualmente

Nas principais bandeiras da luta cultural em nosso estado a FETAM está presente, seja como articuladora das categorias ou como apoio político e cultural em prol do avanço das artes no Estado do Amazonas, FUNARTE (Fundação Nacional das Artes, Secretaria Especial da Cultura. 

A FETAM é a maior entidade  política do Teatro  para o Norte, descentralizando as decisões que são engendradas no plano federal.

 

Federados

0
Membros na Federação

Projetos realizados

0
Na capital

Seguidores

0
Em redes sociais

Participe da Federação

Skip to content