Fetam realiza a oficina “Técnicas para produção solo de teatro de sombras”

Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom nos dias 12 e 13 de abril sempre às 18h. Com carga horária total de oito horas. Podem se inscrever interessados a partir de 16 anos. As inscrições iniciam nesta quarta-feira (7) e duram até esgotarem as vagas. 

A oficina de Teatro de Sombras é uma vertente do Teatro de Formas Animadas, tendo como base o teatro de anime, suas técnicas e manipulações. Esta oficina proposta vem de encontro às necessidades dos profissionais/pesquisadores e/ou apreciadores do Teatro de formas animadas que procuram abranger em sua formação um leque de habilidades dentro da área. 

A mesma pretende proporcionar aos participantes, as vivências mais comuns consideradas relevantes para quem pretende praticar essa linguagem. Deste modo, procura-se despertar potencialidades, que podem ser exploradas no cotidiano, através de relações interpessoais e das técnicas desenvolvidas ou aprimoradas que serão experimentadas nas oficinas. Para atores, performers ou estudiosos de um modo geral.

Metodologia

• Roda de apresentação 

• Breve explicação teórica sobre o Teatro de Sombras e como irá proceder a oficina. 

• Apresentação do texto que iremos fazer a apresentação final do Teatro de Sombras.

• Confecções das silhuetas

• Confecção do cenário 

• Técnica em iluminação

 • Manipulação das silhuetas (bonecos de sombras)

 • Apresentação final do processo.

 • Roda de conversação.

Sobre a oficineira

Alessandra Lira é Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Acre -UFAC. Tem especialização em Projeto em Arte e Formação Docente pela Universidade do Estado do Amazonas. Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado do Amazona. Professora de Artes, Atriz e Bonequeira. DRT: 175 / AM 

As oficinas fazem parte da programação da 14ª Mostra de Teatro do Amazonas que acontecerá de 01 de abril a 01 de maio de 2021. O evento tem o apoio cultural do Governo do Amazonas, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio do Edital Cultura Criativa, Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana. Com o intuito de fomentar a produção e gestão artístico-cultural do Estado do Amazonas, promovendo intercâmbio, oficinas, bates papos, rodas de conversas e exibição de espetáculos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo