A Federação de Teatro do Amazonas (FETAM) celebrou neste domingo um importante reconhecimento internacional para a produção dramatúrgica amazonense. A coletânea Amazonas Dramaturgia – Volume 4 foi recentemente comentado e resenhado por Pablo García Gámez, dramaturgo venezuelano radicado em Nova Iorque, para a revista do coletivo latino-americano Miradas al Escenario, que reúne críticos e criadores de toda a América Latina.
Pablo produziu e publicou uma ampla escrita sobre as seis dramaturgias que compõem o volume, promovendo a conexões com outros países latino-americanos e fortalecendo o diálogo entre artistas da região, além de promover a dramaturgia produzida no Amazonas para novos públicos ao redor do mundo.
Dramaturgia amazonense em destaque no exterior
No texto publicado em Miradas al Escenario, Pablo García Gámez analisa em profundidade o livro Amazonas Dramaturgia – Volume 4, lançado pela Editora Sorian. O crítico destaca a qualidade literária e a força temática das obras de Dimas Mendonça, Lenine Charles, Mariellen Kuman, Narda Telles, Paulo Queiroz e Paulo Martins, autores que desenvolvem seus trabalhos no Amazonas e ajudam a fortalecer a identidade cultural do Norte do Brasil.
Em sua análise, García Gámez ressalta que a publicação cumpre um papel essencial para a construção da memória histórica e da reflexão crítica da sociedade, conforme afirma a própria Federação de Teatro do Amazonas em depoimento citado no texto. Segundo ele, as peças reunidas exploram corpos e narrativas historicamente invisibilizados, propondo questionamentos sociais, políticos e poéticos.
O crítico comenta individualmente cada uma das dramaturgias, abordando desde a revisitação contemporânea da comédia clássica em A Doente Hereditária, de Dimas Mendonça, até experiências cênicas híbridas como Antropofagia travesti, de Mariellen Kuman, além de reinterpretações de lendas amazônicas e narrativas marcadas por vozes femininas periféricas.
Conexões que fortalecem o teatro do Norte
A FETAM recebe com entusiasmo essa repercussão internacional, que amplia o alcance das dramaturgias amazônicas e favorece novas redes de intercâmbio artístico. O reconhecimento reafirma o potencial criativo da região e incentiva a continuidade de iniciativas que valorizam a escrita dramatúrgica amazonense no Brasil e no exterior.
