- Este evento já passou.
XV Festival de Teatro da Amazônia – Mostra Virtual – Espetáculo “Caio do Céu”
9 / 10 / 2021 - 10:00 às 11:00
GratuitoImpossível ler Caio Fernando Abreu sem enxergá-lo, sem senti-lo, ele é visceral, sincero, confessional, um biógrafo do emocional, um fotógrafo da fragmentação contemporânea, um tradutor do seu tempo. Escreveu, principalmente, sobre o tema que mais lhe despertava a imaginação: a condição humana. Caio do Céu transpõe seu universo para o palco através de crônicas, cartas, contos, poemas, textos teatrais, depoimentos, música ao vivo e projeções. Traz para a cena o próprio artista, por meio de vídeos, com trechos de suas entrevistas. O roteiro prioriza parte da obra que valoriza a vida em todos os seus aspectos, apresentando também uma face pouco conhecida do autor: um homem vibrante e solar, que se revela desperto para o milagre da existência diante da iminência da morte – muitas vezes abordada com humor, leveza e profundidade. Caio do Céu expõe e questiona os valores da sociedade e, principalmente, as questões da alma humana, da morte e da vida.
Caio Fernando Abreu (1948/1996), um dos autores mais populares da literatura nacional, foi ator, dramaturgo, jornalista e escritor. Traduzido para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e holandês, mesmo depois de sua morte, segue conquistando uma incrível legião de fãs. Suas frases e pensamentos são compartilhados incansavelmente nas redes sociais por jovens e adultos que reconhecem a profundidade e atualidade da sua obra.
A montagem é dirigida pelo experiente e premiado diretor Luís Artur Nunes, amigo pessoal de Caio. A peça estreou em janeiro de 2017 no Theatro São Pedro em Porto Alegre/RS, como espetáculo convidado para a abertura da 18a edição do Festival Porto Verão Alegre. Desde então vem obtendo excelente receptividade do público e da crítica, sendo indicado em seis categorias do Prêmio Açorianos de Teatro (espetáculo, roteiro, trilha, produção, atriz e figurino). Entre outros participou, ainda em 2017, do 12o Festival Palco Giratório do SESC e em 2018 do 28a Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) em Pernambuco e da 20a Mostra SESC Cariri de Culturas no Ceará.
Para assistir o espetáculo online: CLIQUE AQUI
Textos: Caio Fernando Abreu
Concepção: Deborah Finocchiaro e Luís Artur Nunes
Seleção de textos: Deborah Finocchiaro com a colaboração de Luís Artur Nunes
Roteiro: Deborah Finocchiaro
Direção: Luís Artur Nunes
Assistência de Direção: Áurea Baptista e Jéssica Lusia
Atuação e Violão: Deborah Finocchiaro
Atuação, Handpan, Pandeiro, Sampler e Cajon: Fernando Sessé
Músicas: Fernando Sessé (com exceção de “Muros” e “Alento” de Deborah F. e trechos das
músicas “Necessidade” e “Amor Nojento” de Laura Finocchiaro)
Direção de Vídeo: Bruno Polidoro e Daniel Dode
Pesquisa de Imagens: Bruno Polidoro
Edição de Vídeo: Daniel Dode
Entrevistas Caio Fernando Abreu: TVE RS e Marian Starosta
Fotos Adicionais (cena Necessidade): Fernanda Chemale
Participação em Vídeo: Marcelo Ádams
Figurino: Antonio Rabadan
Iluminação: Leandro Roos Pires
Técnico de Som e Imagens: Rafael David
Projeto Gráfico: Rafael Sarmento
Consultoria Astrológica: Amanda Costa
Colaborador: Fernando Ramos (Festipoa Literária)
Coordenação de Produção e Direção Geral: Deborah Finocchiaro
Produção: Cristiane Cubas e Deborah Finocchiaro
Realização: Companhia de Solos & Bem Acompanhados