Mostra de teatro promove Rodas de Conversa com temas diversos

O encontro será com profissionais que atuam no setor do teatro.

O tema deste sábado (10) é “A Memória do Teatro Amazonense”. Com convidados especiais como Ednelza Sahdo e Wagner Melo, e a mediação de Dinne Queiroz. O evento será no YouTube da FETAM as 13h. A participação é aberta para a população em geral.

Ednelza Sahdo é uma manauara nascida em 1944. Tem formação em direção em Brasília, maquilagem teatral em Belo Horizonte. Realizou pesquisa sobre os povos indígenas Sateré Mawé no rio Marau e rio Andirá. Foi atriz e coreógrafa nos grupos Teatro de Cultura e Popular (TCP), Teatro Experimental Manaus Dança Viva (TEMA) e no Grupo Origem. Atuou como presidente e vice-presidente da Federação de Teatro do Amazonas. Fundou o grupo Simetria Norte em 1985, que está em atividade até os dias atuais. É atriz, coreógrafa, diretora e fundadora do grupo Sateré Mawé.

Wagner Melo lecionou na Universidade da Colômbia nos cursos de Direção, Interpretação e Pedagogia Teatral. Desde então desenvolveu esta atividade em Manaus, Acre e Roraima. No SESI do Amazonas criou o projeto Teatro Popular do SESI. Participou do GRUPO DZICROQUETES  como autor do espetáculo Romance.  Foi coordenador de Artes Cênicas da Subsecretaria    de Cultura do Estado do Amazonas. Hoje, aos 78 anos de idade, luta para entregar a comunidade o Centro de Pesquisas Cênicas da Casa Museu Wagner Melo.

Dinne Queiroz é atriz, diretora, arte educadora e criadora de conteúdo digital. Bacharela em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas, especialista em Direção teatral pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Formada em Direção pela SP Escola de Teatro e Mestra em Artes Cênicas, com linha de pesquisa em Teatro Brasileiro, pela Universidade de São Paulo. Integra o Nosotros Coletivo, o Coletivo Encarnadas e o Núcleo de Diretores, grupos paulistas com pesquisa em atuação e direção. Em 13 anos de experiência artística participou de grupos, Festivais e Mostras em Manaus e São Paulo, com indicações de melhor atuação.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content