FETAM oferece oficinas online e gratuitas de teatro

Serão oferecidas quatro oficinas com artistas amazonenses. Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom, com carga horária total de oito horas divididas em dois dias. Podem se inscrever interessados a partir de 16 anos. O período de inscrição é de 01 a 23 de abril de 2021 ou até durarem as vagas.

Elementos dos Orixás Como Criação Cênica” com Vitor Rocha será nos dias 05 e 06 de abril às 18h. Visa compartilhar saberes produzidos no campo da performance e do Teatro Ritual, desenvolvidas em pesquisas afrocentradas, propondo os elementos da natureza e os arquétipos dos Orixás como ferramentas possíveis para uma criação cênica sensível e prática. Podem participar praticantes de teatro, atrizes e atores, dançarinos e dançarinas, artistas da cena, estudantes, formadores de opinião e público geral interessados pelo fazer artístico produzido na cidade de Manaus. Foco nas comunidades LGBTQIA+, negra, indígena, periférica e na juventude. Não é necessário ter vivência com teatro ou dança, mas essas habilidades poderão ajudar no processo.

Técnicas para produção solo de teatro de sombras” com Alessandra Lira será nos dias 12 e 13 de abril às 18h. A oficina de Teatro de Sombras é uma vertente do Teatro de Formas Animadas, tendo como base o teatro de anime, suas técnicas e manipulações. Esta oficina proposta vem de encontro às necessidades dos profissionais/pesquisadores e/ou apreciadores do Teatro de formas animadas que procuram abranger em sua formação um leque de habilidades dentro da área. O curso direciona-se para atores, performers ou estudiosos de um modo geral.

“O Lado de Dentro – Oficina de Teatro Lambe-Lambe” com Karine Magalhães nos dias 19 e 20 de abril às 18h. É um projeto virtual surgido durante a pandemia do novo coronavírus em 2020, que tinha como intuito primário encontrar uma linguagem teatral que pudesse ter seu formato presencial adaptado para o virtual. A oficina pretende registrar e divulgar a arte do Lambe na cidade de Manaus e contribuir para a difusão dessa arte onde ainda não é muito conhecida. Podem participar artistas, estudantes de teatro e pessoas que tenham curiosidade no teatro de formas animadas.

“Corpo cômico na dramaturgia do palhaço” com Richard Harts nos dias 26 e 27 de Abril às 18h. O objetivo é pesquisar e observar características específicas de corpo e visão dramatúrgica do palhaço no que se refere à comicidade e o impacto do desenvolvimento do corpo cômico nesse processo criativo. A oficina trará uma reflexão sobre a diferença entre a dramaturgia comum e a inserção da figura do palhaço no seu escopo. Podem participar atores pesquisadores de palhaço na cidade de Manaus

As oficinas fazem parte da programação da 14ª Mostra de Teatro do Amazonas que acontecerá de 01 de abril a 01 de maio de 2021. O evento tem o apoio cultural do Governo do Amazonas, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio do Edital Cultura Criativa, Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana. Com o intuito de fomentar a produção e gestão artístico-cultural do Estado do Amazonas, promovendo intercâmbio, oficinas, bate- papos, rodas de conversas e exibição de espetáculos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content